Para manter tudo funcionando perfeitamente e com segurança, comece por cuidar da manutenção de pneus do veículo: a sua calibragem, o seu desgaste, a sua montagem. Um em cada dois motoristas dirige com pelo menos um pneu murcho ou em más condições.
Portanto, é essencial realizar os cuidados adequados para a segurança na estrada e bom estado de conservação dos pneus e do veículo, independente de ter acabado de comprar um pneu 185 60 R15 Michelin ou estar dirigindo com pneus mais rodados.
Manutenção de pneus: Dicas para prolongar a vida útil
Para dirigir com segurança, os pneus devem ser devidamente montados e mantidos, pois garantem a dirigibilidade do veículo e a distância de frenagem. Dirigir com pneus mal calibrados, gastos ou montados incorretamente representa, portanto, um sério risco.
Pressão certa dos pneus – PSI
A verificação da pressão dos pneus deve, idealmente, ser realizada mensalmente e antes de cada viagem longa.
- Verifique a pressão de inflação adequada. Isto está indicado no pilar da porta do condutor (por vezes também no porta-luvas ou no interior da tampa do depósito de combustível), lateral do pneu ou manual do veículo.
- A pressão deve ser realizada com os pneus frios (menos de 5 km nas últimas duas horas). Se isso não for possível, adicione 0,3 bar à pressão exibida.
- Recoloque a tampa da válvula com segurança para garantir uma vedação perfeita.
- Não encha demasiado os pneus: irão aderir menos à pista e desgastar-se mais.
- Lembre-se de verificar também a pressão da roda sobressalente.
Cuidado com o desgaste dos pneus
Quando se trata de manutenção de pneus, o desgaste excessivo pode ter consequências significativas: arrebentamento, perda de aderência, perda de direção, aquaplanagem, etc. Por isso é necessário verificar regularmente o seu desgaste de acordo com as normas em vigor.
- Durabilidade: A vida útil de um pneu varia entre os 20.000 e os 50.000 km, considerando a qualidade e o tipo de condução, portanto, ao atingir essa quilometragem é essencial trocá-los;
- Verifique a profundidade do piso dos pneus: devem ser de pelo menos 1,6 mm e o desgaste deve ser uniforme em toda a superfície do pneu.
- Saiba como identificar os fatores de desgaste: Se as extremidades se desgastarem mais rapidamente do que o centro: existe o risco de subenchimento ou de aros mal ajustados. Se a faixa central se desgastar mais: a causa pode ser excesso de pressão ou aros mal adaptados.
Dirija com cuidado
O manual do veículo estabelece inúmeras regras relativas à mudança de pneus. É imperativo respeitá-los para estar em conformidade, para a manutenção de pneus adequada para seu carro.
Pneus idênticos: Você deve montar pneus do mesmo diâmetro e da mesma estrutura por eixo.
Mesmo nível de desgaste: Na manutenção de pneus é importante se atentar a esse fator, pois a diferença de altura do sulco entre 2 pneus no mesmo eixo não deve exceder 5 mm.
Modelo adaptado: Pela lei, também é proibida a montagem de pneus cujo índice de velocidade ou carga seja inferior ao recomendado pelo fabricante.
Marcação legível: O pneu deve ter um indicador de desgaste visível, bem como indicações legíveis na parede lateral.
Montagem em ordem: O pneu não deve roçar em nenhuma parte do veículo (roda ou carroceria), mesmo de forma intermitente.
Pneus de inverno: pense nisso! Eles são recomendados para regiões muito chuvosas e durante o inverno. Seu composto mais macio e padrões de piso mais profundos melhoram a aderência.
Aceleração: Evite acelerações e paradas bruscas, pois além de danos ao veículo, esse tipo de condução também desgasta os pneus.
Essas são as principais dicas de manutenção de pneus para prolongar a vida útil do veículo.