Saiba o que você pode fazer para comer alimentação saudável em festas de forma equilibrada sem deixar de aproveitar os eventos festivos
Festas de aniversário, casamento ou de fim de ano são momentos perfeitos para extravasar e se divertir. E nesses eventos é comum haver uma enorme variedade de pratos deliciosos, sobremesas caprichadas e bebidas alcoólicas. Entretanto, para quem pratica uma alimentação saudável em festas e equilibrada, essas situações podem ser um desafio e tanto para se manter dentro da dieta.
O que pode ser feito para manter uma boa alimentação nesses casos? É realmente necessário abrir mão do leite condensado ou você pode equilibrar a presença dele na sobremesa de outra forma? Abaixo, conheça algumas dicas do que fazer para manter uma alimentação equilibrada, sem abrir mão de aproveitar a festa.
Foque nas versões saudáveis dos pratos e alimentação saudável em festas
Vai fazer alguma festa em casa? Deve levar algum prato em um evento familiar? Que tal variar o cardápio e preparar uma versão mais saudável de receitas tradicionais? Você pode pesquisar por modos de preparo alternativos que sejam mais nutritivos e que tenham menos açúcar e gordura em sua composição.
Foque no preparo de pratos com legumes assados e grelhados, além de saladas e sobremesas que sejam mais leves. Troque pães brancos, doces e massas por alternativas que sejam integrais e ricas em fibras. Quanto às proteínas, considere fazer pratos ricos em proteínas magras, como peito de frango, peito de peru e peixe.
Procure se manter hidratado bebendo água
Uma das melhores formas de manter a alimentação saudável nessas situações é… bebendo água! Você pode pensar que isso não tem relação, mas há uma conexão sim! Quando você mantém o organismo bem hidratado, colabora para que a digestão seja feita melhor e garante o bom funcionamento do corpo.
Outro benefício é que a água ajuda a controlar o apetite, oferecendo mais saciedade e impedindo que você cometa excessos ao comer. Caso você consuma bebidas alcoólicas, a água ainda é uma aliada valiosa, pois ela repõe a perda de líquidos e reduz sintomas desagradáveis.
Evite os excessos
O principal desafio quando se vai em eventos ou festas é segurar aquela vontade de “chutar o balde” e comer tudo o que se vê pela frente, sem restrições. Mas isso não é o ideal, não é verdade? Procure sempre controlar o tamanho das porções que você consome, mantendo o equilíbrio e evitando os excessos. Assim, ao invés de lotar o prato de comida, experimente um pouco de cada coisa que é oferecida, sem abusar na quantidade.
E o mesmo conselho vale para bebidas alcoólicas! O seu consumo em excesso leva à desidratação e pode causar tontura, fadiga e dor de cabeça. Pense em definir um limite para o consumo de álcool e também explore outras alternativas mais saudáveis, como sucos, chás sem açúcar ou água com gás.
Não pule refeições para “compensar” na festa
Uma estratégia que muita gente costuma adotar é pular refeições ao longo do dia, como o almoço e o lanche da tarde, para “compensar” isso na hora da festa. Essa não é uma boa ideia, uma vez que isso aumenta a fome naturalmente e, consequentemente, leva a escolhas alimentares ruins durante o evento.
Além de focar em mais opções gordurosas, o indivíduo também acaba se alimentando em excesso, fugindo de uma alimentação mais regrada e saudável. Portanto, o melhor a ser feito é manter a sua rotina de alimentação, comendo as porções certas e equilibradas em todas as refeições do dia.
Evite comer tarde da noite
É normal que muitas festas se estendam noite adentro, mas se sua intenção for aproveitar até acabar, não deixe para comer perto do fim. Alimentar-se tarde da noite acaba interferindo na qualidade do sono e ainda pode causar problemas como desconforto abdominal, refluxo, indigestão e inchaço.
Isso acontece porque, no período noturno, o metabolismo do corpo desacelera, o que torna a digestão mais lenta e menos eficiente. Essa característica é mais um motivo para evitar excessos na alimentação e optar por opções mais leves de alimentação saudável em festas e eventos, como nozes, frutas e sementes.