Quando se trata de contratar uma produtora de filme, é importante garantir que você contrate a equipe certa para o trabalho. Na verdade, trabalhar com a produtora de filme adequada para o seu projeto, pode fazer a diferença no sucesso do seu conteúdo ou não.
É importante saber quais perguntas devem ser realizadas quando estiver pesquisando pela empresa produtora de conteúdo audiovisual, bem como, a sua experiência no mercado, portfólio, depoimentos de clientes anteriores, capacidade de realizar o seu projeto, serviços oferecidos, prazos de entrega, etc.
Dicas para contratar a produtora de filme certa
Para ajudá-lo na busca por uma empresa de confiança, confira a seguir quais as dicas para contratar a produtora de filme certa:
1. DEFINA SUA MENSAGEM E VÁ DIRETO AO PONTO
Quando você começa a conversar com uma empresa produtora de filme, é importante ajudá-la a entender o seu projeto e as necessidades de acordo antecipadamente. Explique a eles qual é a sua mensagem, quais são seus objetivos e quem sua empresa é como marca.
Discuta sua estratégia e o objetivo de conteúdo para que a empresa de produção de vídeo esteja bem ciente do que seu projeto precisa e espera alcançar. Você certamente não quer contratar uma empresa de filme que não esteja preparada para entregar o tipo de conteúdo esperado.
Deixá-los saber seu propósito e conferir os detalhes do projeto, antecipadamente, permitirá que eles desistam se for algo que eles acham que não podem entregar.
2. DEFINA A DEMOGRAFIA DO PÚBLICO-ALVO
A empresa de produção de vídeo deve entender a demografia do seu público-alvo principal. Agora é a hora de garantir que a equipe saiba quem seu projeto está tentando alcançar, como eles são e o que será necessário para influenciá-los.
Você certamente não quer contratar uma empresa de produção de vídeo que só esteja familiarizada com o público-alvo por meio de comerciais de televisão se seu público principal estiver em outras plataformas online.
3. APRESENTE O SEU PROJETO
É preciso que a empresa de produção de filme possa analisar seu projeto para definir se é capaz de realizá-lo e qual será o orçamento.
Somente empresas interessadas em seu projeto irão interagir com seu pitch. Ao apresentar seu projeto, garante que as produtoras que se comunicam com você estejam interessadas no projeto e gostarão de fazer parte dele.
Ideias de produção de vídeos e filmes são melhor transmitidas visualmente. Ao lançar seu projeto, inclua exemplos sempre que possível para ajudar a agência de produção de vídeo possa determinar se o seu projeto será uma boa opção de trabalho para eles.
4. SAIBA O QUE UMA PRODUTORA DE FILME FAZ
Você não pode contratar uma empresa de produção adequada para o seu projeto se não estiver ciente do que ela faz. Não espere que a produtora de filme defina seu público, o escopo do seu projeto ou suas metas de marketing – NÃO é isso que uma produtora faz.
No entanto, você pode esperar que a produtora:
- Ajuda com direção criativa e storyboard.
- Ajude com a análise de roteiro.
- Fornecer talento para realizar o projeto.
- Fornecer equipamentos e equipe, como câmera, iluminação, aderência e som.
- Fornecer edição da filmagem final.
- Incluir animação e efeitos visuais.
- Incluir áudio e música.
- Fornecer seguro e permissão.
- Fornecer detalhes contábeis e orçamentários relativos ao filme.
Ao contratar uma produtora de filme, certifique-se de saber quais são suas expectativas para qualquer elemento não listado acima.
5. VOCÊ RECEBE O QUE PAGA
Quando se trata de contratar uma produtora de vídeo, lembre-se de que você recebe o que paga. Uma produção de baixo orçamento provavelmente resultará em equipamentos e equipe de baixo orçamento que levará a um vídeo de baixa qualidade.
Você descobrirá rapidamente que a produção de vídeo é um empreendimento caro e precisa garantir que seu investimento seja para uma empresa que fornecerá resultados de qualidade de acordo com o esperado.
Seu resumo pode levar a cotações que variam muito em escopo. É seu trabalho contratar uma empresa de produção de vídeo que forneça o conteúdo de qualidade que você deseja a um preço aceitável de acordo com o orçamento disponível.
Não deixe que o custo seja o único fator decisivo que o ajude a escolher a favor ou contra a contratação de uma determinada equipe de produção.
6. PESQUISE CLIENTES ANTERIORES
Antes de contratar uma produtora de filme, verifique se você pesquisou seus trabalhos anteriores e conversou com os clientes para garantir que eles estivessem satisfeitos com os projetos em que trabalharam.
Se você puder falar com clientes que tiveram projetos semelhantes criados em escopo e tamanho para o que deseja fazer, isso é um benefício adicional!
Ao procurar um parceiro para realizar a produção de vídeo, certifique-se de saber do que eles são capazes e que eles tenham um histórico de relacionamentos positivos com seus clientes. Afinal, você não quer investir tanto dinheiro em um projeto apenas para perceber que a empresa com a qual está trabalhando não é tudo o que você pensou que seria.
7. DISCUTA SEU PROJETO EM PROFUNDIDADE ANTES DE ASSINAR UM CONTRATO
Antes de contratar uma produtora de filme e assinar qualquer contrato de trabalho, certifique-se de ter dedicado tempo para discutir o projeto em profundidade com eles. Você quer saber que pode construir uma relação de trabalho com a empresa que contrata.
Um fator essencial é que não é hora de contratar alguém sem conversar todos os detalhes do projeto antes!
Os serviços de produção de vídeo exigem muita comunicação entre clientes e equipe. É preciso saber que a empresa que contrata se comunicará com você conforme necessário para garantir o sucesso do seu projeto.
Discuta seu projeto na íntegra, antes de contratar. Dessa forma, você terá uma compreensão antecipada de como a equipe opera e se pode ter uma boa comunicação com eles ou não, o que é essencial para o sucesso do seu projeto, uma vez que, durante a produção também será preciso se comunicar frequentemente para acompanhar o trabalho e solicitar alterações se necessário.